Noticias do XXV Capitulo Geral

Dia – 12.10.16 – Todas nós irmãs fomos participar da Audiência com o Papa Francisco. A Madre Geral e a Irmã Edite, saudou pessoalmente o santo padre em nome de todas nós irmãs participantes do capitulo. Nas saudações, o Papa Francisco, dirigiu de modo especial para todas nós irmãs participantes do capítulo, com palavras de incentivo e benção apostólica.

Na sua homília o Papa Francisco convidou a todos os presentes a praça São Pedro a ser um instrumento concreto de misericórdia nos dias de hoje, disse ainda o Santo Padre, “ não basta só fazer a experiência da misericórdia mas se rum sinal de misericórdia para revolucionar o mundo!”    

Dia – 13.10.16 – Tivemos pela manhã uma conferência com um padre especialista em direito canônico Pe. Waldemar Barszcz, TOR. Falou-nos sobre as nossas constituições e diretório ligando com o direito Canônico, depois da conferência fomos aos grupos de estudo.

Dia – 14.10.16 – Toda a manhã nós irmãs trabalhamos nos grupos de estudos sobre as nossas constituições e diretório, a tarde iremos faz as apresentações dos trabalhos realizados por cada grupo de estudo

Primeira parte do Capitulo

Desde quando se iniciou o XXV Capitulo Geral da nossa Congregação a 03. 10 16, com a eleição para a escolha da Madre Geral o novo governo como também  a secretária e  ecônoma geral, deu seguimento  as apresentações dos Relatórios preparados pelas  Províncias e Regiões e pelas irmãs que participam no capitulo como escutadoras que trouxeram uma apresentação dos trabalhos que fazem nas paróquias e com o povo sejam doentes e pobres, por exemplo: as nossas irmãs elisabetinas na Hungria .

O Dia: 09.10.16 – nós da Região do Brasil  apresentamos o trabalho missionário que são realizados  nas 8 comunidades  religiosas da região brasileira.

Já o Dia: 10.10.16 – conduzimos a oração pela manhã na sala de conferência, como também as orações antes e depois das refeições, Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Amanhã começa então um novo bloco do capitulo, o estudo  propriamente das nossas constituições.

Mais uma vez nos acompanhe com as orações durante todo este tempo de Capitulo Geral.  

Eleição do Conselho Geral

07.10.16 - Festa da Nossa Senhora do Rosário, depois da reeleição da Madre Geral Samuela Werbinska, exatamente hoje um dia seguinte foi eleito o novo governo geral que juntamente com a madre geral estarão a frente conduzindo toda a nossa congregação sob a luz do Espírito Santo!

Então na eleição ocorrida pela manhã do dia 07.10.16 para eleger a Vicára, e as conselheiras, então saiu assim pela vontade de Deus e escolha das irmãs capitulares, os seguintes nomes:

- Vicária Irmã Rafaela Fischbach – antes Vicária da Província da Alemanha,
- Irmã Paula Zaboroswska já do governo geral,
- Irmã Verônica Tomczyk outra que já era do governo,
- E para nossa grande surpresa no dinamismo do Espírito Santo, e debaixo de tanta chuva e trovoada que caia pela manhã  aqui em Roma eleita, pela maioria das irmãs presente no capítulo foi o nossa querida  Superiora Regional do Brasil, Irmã Patrícia Sobinek. 

A emoção, a alegria de todas era visíveis expressadas numa grandessíssima e calorosa salva de palmas, acompanhando é claro as lágrimas não só de uma irmã, mas de várias, foi bonito e ao mesmo tempo um sentimento difícil de lidar no momento ao anuncio dos votos que ela tinha recebido. Mas primeiro de tudo está Deus em nossas vidas e nos desígnio que Ele tem para nossa congregação. O Brasil estará bem representado no conselho geral de nossa congregação, é Deus quer sempre algo de cada uma de nós a todo instante, toda a bagagem missionária destes 26 anos em terras brasileira trará consigo e será de grande valia.  Na vida desta missionária e nas demais, vale apenas lembrar, ʺO Sol em grande parte do Brasil é bem quente, o chão duro, e quanto ao povo, bom!ʺ 

Deus abençoe e fortaleça com as suas graças esta nova missão que Ele confia a irmã Patrícia  Sobinek

Valeu Irmã e muito obrigado por todo que fez e deixou-nos como testemunho daquilo que acredita e vive cotidianamente o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Santa Elisabete e todos os nossos Santos Padroeiros Rogai por todos nós.

XXV CAPITULO GERAL - 6.10.2016

LOUVADO SEJA DEUS, QUE MAIS VEZ REVELA-NOS SUA VONTADE NA REELEIÇÃO PARA MADRE GERAL, DA NOSSA QUERIDA, IRMÃ SAMUELA WERBINSKA

Toda nossa Congregação festeja hoje dia 06.10.16 a reeleição para Madre Geral da nossa querida Irmã Samuela Werbinska, este será o seu terceiro mandato no governo geral da Congregação. Esteve presente para esta eleição,  Sua Eminência o Cardial Zenon Grocholewski o mesmo que a 26 anos atrás celebrou a missa e deu a benção para as nossas 6 primeiras irmãs missionárias indo ara o Brasil. Ele lembrou deste fato e de tantos outros onde se fez presente na nossa congregação.Mas para ser aceita   após ser reeleita com os votos recebidos, ficamos aguardando a confirmação da Santa Sé, para só depois darmos os cumprimentos, foi uma espera de mais uma hora.  Já tudo então confirmado, todas nos dirigimos pra Capela para juntas cantarmos com júbilo o ‘Tedeum ‘. Toda a comunidade da casa Provincial fez uma bonita acolhida para a Madre Geral com canto, flores e saudações. Todo o dia foi de festa e mais ainda de orações pra Madre e toda Congregação. 

Todas,todas as irmãs expressam as mesmas alegrias para a Madre Geral para este seu terceiro mandato que o nosso Deus também manifesta através de todas nós.Então só resta agradecer a Deus e dizer com grande alegria!

“VIVA, VIVA A MADRE GERAL”!  Alegramos-nos sim e garantimos as nossas orações, pedindo para  ela  e todo o seu futuro governo que amanhã  dia- 07.10.16, será eleito, toda  assistência  e luz do Espírito Santo.

Santa Elisabete, nossas Madres Fundadoras, também te pedimos: Rogai por elas e por cada irmã elisabetina em quais quer lugar e comunidade que se encontre, servindo e amando a Deus nos doentes, pobres e sofredores deste imenso mundo por Ele criado.

XXV CAPITULO GERAL - 5.10.2016

Dia – 05.10.16 – Será o dia inteiro de retiro para fazer boa escolha da Madre Geral no dia seguinte.  

XXV CAPITULO GERAL - 4.10.2016

Dia – 04.10.16 – Festa de São Francisco, um dos nossos patronos, iniciamos  o dia com a Celebração Eucarística, rezando pelas irmãs que celebravam seu onomástico.

Todo este dia  foi marcado pela leitura do Relatório da Madre Geral para todas as irmãs capitulares durante o governo de 6 anos. No final  a Madre fez seus agradecimentos como também recebeu por parte das irmãs os agradecimentos.

XXV CAPITULO GERAL - 3.10.2016

IRMÃS DE SANTA ELISABETE – REGIÃO BRASIL
XXV CAPITULO GERAL

“Senhor Aumenta a nossa fé (Lc17,5).

A fé o alicerce da vida e da missão das
Irmãs de Santa Elisabete’’

 

Dia - 03.10.16  –  Abertura  do XXV - Capitulo Geral  da Nossa Congregação  com  Solene Celebração Eucarística, Presidida pelo Cardial Stanislaw Rylko, na Capela da Casa  Provincial em Roma, durante a Celebração ele  destacou que o Capitulo é um tempo forte da graça de Deus para toda a Congregação e onde o Senhor nos chama a vê o que realmente é essencial para a boa vivência da nossa consagração, rezou para que o Espírito Santo nos acompanhe e nos assista nestes dias. As preces foram rezadas em 16 línguas e a Região do Brasil, ficou responsável pela liturgia da palavra  e pela 6° oração dos fiéis nas intenções  das  missões.